PROJETO DE REPLANEJAMENTO DE ESPAÇO CORPORATIVO

Globalstar do Brasil
PARCERIA COM MICHELE BARUFFALDI
Devido às oscilações da economia mundial cresce a demanda por projetos de replanejamento de espaços corporativos. Adequar-se às novas necessidades, otimizar espaços e readequar layouts são soluções que surgem para alinhar as mudanças do mercado atual. No ano de 2009 várias empresas reduziram os custos o seu quadro de funcionários – o chamado downsizing, com isso grande parte do seu espaço físico tornou-se ocioso. Este projeto representa esta tendência, onde soluções arquitetônicas em ambientes corporativos contribuem para as novas necessidades da economia mundial.
Neste caso específico, uma operadora de telecomunicações que oferece Serviço Móvel Global por Satélite em todo o território nacional e costa marítima, sofreu uma redução em seu quadro funcional e teve que se adequar a nova realidade, para isso algumas providencias foram necessárias, a primeira delas foi a mudança para um imóvel menor. Inicialmente as arquitetas foram contratadas para avaliar a viabilidade do novo endereço e garantir o adequado dimensionamento dos espaços. A etapa de desenvolvimento do projeto arquitetônico contemplou o estudo da nova composição da empresa, redefinição das áreas estratégicas e otimização do layout. A solução arquitetônica ficou restrita a redução dos custos e ao aproveitamento do mobiliário existente.

Os setores que precisam de mais privacidade foram implantados nas laterais, longe das circulações. No miolo do andar estão os locais de menor permanência e as salas de reuniões, localizadas próximas a recepção, evitando que visitantes circulem nas demais dependências e mantendo a privacidade da empresa.

O novo layout privilegiou o conforto da maioria dos funcionários, espaços abertos promovem a integração, onde as estações de trabalho estão dispostas junto á fachada de vidro do edifício para melhor aproveitamento da luz natural, ao mesmo tempo em que a vista da Baia da Guanabara amplia visualmente o ambiente.

Comentários