REFORMA DE LOFT EM COPACABANA - SALA E COZINHA INTEGRADAS


O projeto deste apartamento de apenas 26m² foi um desafio. A sala com cerca de 10m² ainda incluia a cozinha tornando quase impossível atender o programa de necessidades do cliente para esta área e sem contar que as paredes do apartamento eram irregulares dificultando ainda mais o projeto. O cliente solicitou que as áreas fossem mantidas e não houvesse reposicionamento nem derrubada de paredes. Só aceitou que a geladeira fosse encaixada em um nicho que tomaria uma parte do quarto.

ANTES
A sala/cozinha comportava uma bancada grande e pesada em alvenaria e granito com uma máquina de lavar roupas embutida, em sua frente um fogão e uma pia. A mobilidade neste corredor que se formava era muito complicada. O aquecimento do chuveiro era através de um boiler que estava instalado sobre a área da cozinha e era acessado por uma treliça.

O cliente solicitou que o pequeno espaço da cozinha comportasse geladeira, cooktop, forno a gás, forno de microondas, pia espaçosa, filtro e armários.
Na sala solicitou local para TV, um sofá cama para receber os pais que o visitam com frequência e
um local para as refeições.

3D
Como divisor dos ambientes foi criada uma bancada em marcenaria que teria várias funções: Serviria como apoio para um painel de TV(que também esconderia parte da cozinha), dela sairiam 2 aparadores com rodízio que quando juntos formariam uma mesa de jantar, um gaveteiro que serviria de apoio para a cozinha mas que também poderia ser usado como mesa de centro e 2 bancos.
A cozinha foi projetada em L ficando mais aberta e acessível e os equipamentos foram escolhidos a dedo para caberem no local. A torneira já contém o filtro acoplado ganhando espaço com isso.
A geladeira foi encaixada em um nicho que tomou uma parte do quarto
DEPOIS
Nem sempre um projeto é executado fielmente e o cliente optou em contratar um marceneiro que não o seguiu diminuindo consideravelmente sua qualidade.
Mesmo assim o cliente ficou satisfeito.
O marceneiro eliminou as bancadas que serviriam como mesa e os bancos e acrescentou um outro gaveteiro. Atualmente, quando o cliente recebe seus pais as refeições sáo feitas na bancada divisória e cadeiras dobráveis são guardadas na cama baú.
Um outro detalhe é que os puxadores deveriam ser escavados na marcenaria.





Comentários